quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Desafio: pasta americana

Nas minhas andaças pelas internet, encontrei um blog que é fofo até no nome, o Fofurices. Ele está temporariamente suspenso, conforme o último post, mas tem muita coisa legal, inclusive dicas de como usar pasta americana.

Para os marinheiros de primeira viagem, como eu, recomendo este post que ensina os "segredos" de se utilizar a pasta, foi muito útil para mim.

No meu primeiro desafio optei por comprá-la pronta. No mercado existem muitas opções de marca, colorida ou branca, com ou sem sabor. Achei que com sabor poderia não ser uma boa opção, então comprei o pote de um quilo da pasta branca, sem sabor, da Arcolor. Ela vem bem embalada, dentro de um saco plástico e em um baldinho, que ajuda bastante a guardar o que sobra da massa.

Segui bem as recomendações do Fofurices, limpei bem a mesa de trabalho, para que nada grudasse na pasta, fiz a peteca com perfex para polvilhar maizena. Já deixei separado, e ao meu alcance, tudo que ia usar, como corantes, confeitos, um pirex com água, papel toalha e saquinhos plásticos para armazenar a massa coloridas e os cortes.

O começo foi bom. Estava com medo de que a pasta grudasse em tudo, pois essa é uma reclamação recorrente. Isso não aconteceu e olha que minha mão é bem quente. Sempre que começa a querer grudar, eu polvilhava maizena na minha mão e deu certo. Consegui tingir e modelar tudo sem problemas. Reforço que não usei nenhuma superfície antiaderente, abri tudo em uma mesinha de formica, bem polvilhada, com um rolo de macarrão mesmo.

Como ia utilizar cortadores, optei por tingir a massa nas cores que precisava e depois ir cortando tudo de uma vez. Coloquei os recortes em um pratinho e os envolvi com um saquinho plástico. Outro medo: a massa secar, o que também não aconteceu, se deixar bem armazenado, ela não resseca.

Contudo, cometi alguns deslizes, como iniciante. Primeiro, a espessura da pasta. Fiquei com medo de deixar muito grossa e acabei deixando muito fina, o que dificulta o manuseio e a colagem, pelo o que li, o ideal seria uma altura de cerca de 5mm. 

A colagem dos confeitos foi um outro problema, usei muita água. Na hora de fazer a colagem é importante que o pincel esteja quase seco, isso já é suficiente para que os detalhes sejam fixados. Leve isso a sério, senão a pasta começa a derreter e também corre o risco de ficar marcada. Sabe quando colocamos muita cola para colar papel e depois fica tudo meio brilhante em volta?! Pode acontecer o mesmo caso use o pincel muito molhado.

Terceira coisa que preciso ressaltar, o corante em pó. Eu ia utilizar corante em pó dourado para pintar as estrelas cadentes, li que ele precisava ser diluído em álcool de cereais, senão não adere na pasta americana. Assim eu fiz, coloquei um pouco de álcool em uma xícara e misturei no coreante, como se fosse uma tinta. Quando eu fui pintar, o corante não fixava de jeito nenhum, então bati o pincel direto no pó e pintei. Tcharan! Nesse caso também o pincel não pode estar muito molhado, senão ele lava o corante da pasta americana. Depois disso, eu apenas molhava o pincel no álcool  tirava o excesso com um papel toalha, batia o pincel no corante e pintava o desenho, ufa! Sem problemas.

Por fim, não se desespere caso você e sua casa fiquem todos coloridos, o corante alimentício é bem simples de limpar, sai com água, caso esteja oferecendo resistência, só passar um pouquinho de álcool e tudo estará limpinho.

Meu próximo desafio será cobrir um bolo com a pasta americana.. ai, ai... mas vai ser só mais para frente e com certeza colocarei por aqui.

Beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário