domingo, 30 de dezembro de 2012

Lentilha

Final de ano é uma época cheia de tradições gastronômicas: peru, panetone, tender, não comer ave no ano novo e por aí vai.

Uma que minha mãe sempre levou muito a sério é a lentilha na hora da virada, mas ela faz de um modo um pouco diferente do convencional e fica uma delícia. Fica praticamente uma feijoada! 

Não tem muito uma receita, é meio "a olho" e esse ano eu estou aqui tentando fazer e para um pacote de lentilha (500g) estou usando:

240 gramas de bacon (se achar em cubos é melhor, mas dessa vez estou usando o fatiado picado)
1 cebola grande picada
1 gomo grande de linguiça portuguesa
2 gomos de linguiça calabresa
3 gomos de paio
1 lata de molho de tomate pronto

Primeiro, coloquei a lentilha de molho na água quente para hidratar. Enquanto isso, pique, do modo que preferir, todas as linguiças, a cebola e o bacon. Em seguida, coloque o bacon em uma panela (grande) e quando ele já tiver soltado bem a gordura, acrescente a cebola e as linguiças, deixe fritar um pouco. Para que o caldo, ao final, não fique tão gorduroso, minha mãe gosta de cobrir tudo com água quente e deixar ferver até que evapore tudo, só depois acrescenta a lata de molho de tomate, mais água quente e por fim, a lentilha (descartando a água usada para hidratá-la). Nesse ponto, é só deixar que a lentilha cozinhe e esperar a meia-noite.



E aí, acham que essa receita pode trazer sorte para 2013? Ainda dá tempo, hein... embora leve muitos ingredientes, ela é bem simples de fazer. Uma farofinha acompanha muito bem... huuuummm..

O caldo costuma secar um pouco depois de frio, então, coloque sempre um pouco a mais de água.

Um ótimo ano novo para todos.

Beijos :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário