sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Cupcake de baunilha

Bom, tendo em mãos meus instrumentos de trabalho, lá fui arriscar, no mesmo dia, a primeira receita de cupcake.

Poucos dias antes, no programa "A Confeitaria" tinha passado uma que pareceu bem gostosa e simples de fazer. A Karoline (culinarista do programa) disse que foi a primeira receita de baunilha que ela havia feito, então resolvi arriscar. A receita pode ser vista aqui.

Bom, nem tudo são flores... tive alguns contratempos. Primeiro tentei colocar a massa nas forminhas com o auxílio de um saco de confeiteiro e não foi assim muito fácil, fiz muita sujeira e desperdicei massa. Depois percebi que o tamanho do saco que eu comprei não é o mais adequado para colocar massa, é meio pequeno para essa finalidade. Na segunda leva, coloquei a massa com uma colher de sopa e deu bem mais certo! 

O segundo problema foi a quantidade de massa a ser colocada na forminha. Sempre dizem para colocar 2/3, mas acho que exagerei um pouco, a massa transbordou e grudou tudo na forma!! Tragédia!!! Na segunda fornada, coloquei apenas uma colher de sopa cheia em cada forminha e foi só sucesso!!!

A massa fica bem fofa, o sabor da baunilha bem acentuado, muito bom mesmo, vale a pena ter essa receita salva. Como é uma receita básica dá para fazer mil combinações de recheios e coberturas.

Como eu não estou comendo chocolate por um período, não coloquei a Nutella e fiz uma cobertura de buttercream de limão. A receita da cobertura eu não me lembro onde peguei, então vou ficar devendo.. desculpem! De qualquer modo não vai fazer muita falta, pois não era muito gostosa mesmo.. achei muito doce.

Outro problema que tive foi que algumas forminhas soltaram dos bolinhos. Procurei pela internet possíveis causas para que isso aconteça e o google me levou a página do Caramelo Drama, que tem dicas bem legais. A principal delas, na minha opinião, é o modo de como deixar os cupcakes esfriarem. Eles devem ser colocados em uma grade para não reter umidade no fundo, fazendo com que as forminhas soltem. Depois disso, na minha segunda tentativa, poucas soltaram. 

Bom, já coloquei a foto dos meus primeiros cupcakes no post anterior, mas para quem não viu, aí estão eles!


Como vocês podem perceber, o da direita está com a forminha bem "frouxa", mas estou aprendendo e melhorando.

Beijos,

Larissa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário