sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Geleia de ameixa

Antes de começar o post, preciso fazer um desabafo em relação a nova norma de acentuação. Ainda não consegui me acostumar com algumas palavras sem acento, como ideia e geleia! Mas enfim, vamos nos adaptando, né?!

No final do ano eu comprei várias frutas para montar um arranjo, como não queria pegar fila no horti-fruti comprei uns dias antes e para minha decepção, na primeira mordida em uma das ameixas (que foram armazenadas na geladeira) foi constato que elas já estavam passadas.

Tinha cerca de 11 ameixas e eu não queria jogá-las fora, muito desperdício, era uma bandeja inteirinha!! Então resolvi fazer uma geleia (sem acento... aiii), afinal se não ficasse boa não tinha nada a perder.

Para essa quantidade de ameixas (cerca de 11), eu usei uma xícara de chá de açúcar, nada de água. Deixei em fogo alto até começar a ferver, depois abaixei e esperei dar o ponto, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

Eu sempre tive um pouco de medo de fazer geleia por causa do ponto, eis que uma vez eu vi uma dica bem legal, acho que foi na TV. Para saber se já está no ponto, coloque um pouco da geleia em um pires e leve para a geladeira por um pouquinho de tempo, para esfriar. Em seguida, passe o dedo no meio da geleia, as duas partes não podem se juntar, se ficar um "vão", pode desligar o fogo que a geleia está pronta. Vejam a foto, acho que fica bem mais claro.


Ela ficou bem vermelhinha porque eu coloquei para ferver com a casca. Tirei a semente da ameixa e coloquei, na panela, em pedaços grandes mesmo. Conforme foi fervendo, a casca foi soltando e eu retirei todas ainda na panela, para o sabor não ficar muito forte. Achei que a cor ficou ótima e o sabor também, está fazendo sucesso aqui em casa.


Ela ficou uma delícia com sorvete de creme, fica um modo diferente de servir a geleia, fugindo das torradas, ótimo para o calor que tem feito.

Beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário