terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Torta de limão

Quando eu era criança lembro que minha mãe sempre recebia, pelo correio, uns livros com receitas da Nestlé. Ela deve tê-los guardados até hoje, eles traziam receitas bem simples de serem feitas e normalmente bem gostosas também.

Assim, quando eu resolvi começar a me arriscar um pouco na cozinha procurei por receitas no site da Nestlé e como esperava, eles disponibilizam uma grande variedade de receitas, para todos os gostos, mais fáceis, mais baratas, mais simples, mais complexas, mais caras, doces, salgados e assim por diante.

A primeira que eu testei em casa foi a torta de limão. Acho que esse é um doce que dificilmente alguém não gosta, é prático, rápido, barato e simples de ser feito, então porque não tentar?

A receita é realmente simples de ser feita, tanto da massa quanto do recheio. Por levar creme de leite, a massa fica bastante cheirosa, é fácil de abrir e rende muito. O recheio é aquele básico de mousse de limão. O que mais me desafiou foi o merengue, pois, até então, eu nunca havia feito. Mas foi só seguir o modo de preparo que deu tudo certo.

Eu só tenho uma ressalva a fazer. Acho que a massa é suficiente para fazer duas tortas no tamanho sugerido, para que não fique muito "massuda". Já fiz essa massa e recheei com mousse de chocolate, ficou uma delícia também. 

Usei essa receita para a sobremesa de ano novo, abri a massa toda em uma forma de aro de 27cm e dobrei a receita do recheio. Usei três claras e uma xícara e meia de açúcar, para o merengue. Deu certo também.



Como era ano novo, uma data especial, tentei fazer uma decoração especial com pasta americana. As abelhinhas eu segui os passos sugeridos no livro "Segredos da decoração de bolos". Infelizmente, elas ficaram um pouco borradas e manchadas porque eu usei corante preto em pó para fazer os olhos.. nunca façam isso!!! O pó caiu um pouco sobre a pasta amarela e ficou meio melecado, sabe quando a gente passa sombra e cai na bochecha!? Então, mais ou menos isso.. ficou a aprendizagem. Mesmo assim, o pessoal gostou da minha tentativa e a torta foi muito fotografada. 

Mas eu mesma acabei não tirando foto da torta desenformada, tenho apenas dela aqui na cozinha, esperando para sair.


A plaquinha com a mensagem também fiz em pasta americana e usei canetinhas da mago, com corante comestível, para escrever a mensagem. Como sou meio desajeitada, achei que não seria uma boa ideia tentar escrever com glacê real.

Deu para quebrar o galho?

Beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário