terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cupcake de cocada

E lá venho eu com mais um dica do Fofurices! Mas ele é tão fofo mesmo, como resistir!?

Semana passada eu ia receber uns amigos muito queridos aqui em casa, vieram passar uns dias em São Paulo e aproveitaram para das uma passadinha daqui. Viajar com cupcakes é algo complicado, então aproveitei a visita para eles poderem experimentar e dar seus palpites sobre minha nova empreitada culinária.

Queria escolher uma receita diferente das que já fiz, mais elaborara, então arrisquei no cupcake de cocada. Seguindo os passos da receita, ela não é complicada de fazer não. Fica uma massa bem leve e perfumada, por conta do leite de coco. Assa por igual e fica bem fofinha (sim eu não resisti e comi um antes de colocar a cobertura). Fora a caldinha usada para umedecer... hum....

Meu maior desafio mesmo foi fazer a cocada! Sim, tive algumas dificuldades. 

Primeiro, a Sam diz para fazermos em uma panela de fundo grosso e eu usei uma normal. Mesmo com o fogo bem baixo a cocada começou a caramelizar e ficar sabor "coco queimado", ela não ficou branquinha. Como fiquei com medo de ficar com o gosto muito forte, tirei do fogo e acho que deveria ter ficado um pouco mais para acertar o ponto.

Em seguida, quando começa a etapa da força também acho que mexi menos do que deveria, fiquei com medo da cocada ficar muito firme e eu não conseguir espalhar no topo do cupcake. Quando coloquei, ela ainda estava meio molinha e acabou escorrendo para os lados, sujando as forminhas. Deixei sobre a grade de resfriamento e depois de um tempo a cocada secou um pouco e as forminhas ficaram menos melequentas.


Mesmo assim, com meus deslizes, o cupcake ficou uma delícia! Acredito que é um dos mais gostosos que já fiz! Mas eu tenho um problema, quero colocar confeitos em tudo, por isso o do meio tem alguns corações de açúcar, só que não ficou muito bom, melhor deixar o coco fazer a decoração mesmo.

No final, esses cupcakes foram o prato principal da mesa de lanche da tarde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário